AAPA e MINAGRIF fazem balanço da viagem ao Brasil
O Ministro da Agricultura António Assis recebeu na manhã do dia 7 de junho o Presidente da Mesa da Assembleia da AAPA, Paulo Amaral e o Presidente da Direcção, Wanderley Ribeiro para em conjunto avaliarem as oportunidades identificadas pela equipa multi-sectorial que visitou o Brasil no final do mês de Abril.
A visita que foi concertada em estreita colaboração com a Embaixada do Brasil em Angola através do Adido para Agricultura, permitiu encontros com os principais intervenientes do agronegócio brasileiro tanto do sector público como do privado e acontece como medida preparatória para o Planagrão e Planapecuária, a fim de serem identificadas as oportunidades de cooperação entre os dois países.
Durante o encontro, o Ministro da Agricultura manifestou a disponibilidade do MINAGRIF em colaborar com a classe empresarial do sector e sugeriu que as oportunidades fossem também avaliadas no contexto de países da região como a Zâmbia e Marrocos de modo a serem desenvolvidas soluções híbridas. O encontro permitiu uma reflexão em torno da necessidade de reforçar a capacidade técnica dos Institutos de Investigação associados ao MINAGRIF dada a sua importância para o sucesso dos Planas. O capital humano esteve no centro do debate e marcou o tom das oportunidades de cooperação internas e externas. A experiência do Brasil no desenvolvimento de projectos de assentamento agrícola dirigido pode servir de referência para os Planas e Angola precisa preparar uma nova geração de investigadores que estejam em condições de absorver a experiência dos países e parceiros com quem Angola decidir avançar neste domínio.
O balanço permitiu ainda avaliar as oportunidades em torno de temas como: plano de fertilizantes, crédito e seguro agrícola, políticas de desenvolvimento agrícola sobretudo para garantia de mercado de forma a evitar a concorrência desleal com os produtos importados. A capacitação dos produtores foi também abordada, sobre a necessidade de se promover o conhecimento em torno das melhores práticas agrícolas de modo a reduzir o custo de produção e a promover a sustentabilidade ambiental.
O encontro terminou com a proposta de uma reunião alargada entre o MINAGRIF e os membros da AAPA de modo a fortalecer as relações entre a classe empresarial e o Ministério de Tutela e com o mapeamento das oportunidades prioritárias identificadas que devem ser materializadas no âmbito da cooperação Angola - Brasil;
Participaram da reunião pelo MINAGRIF os Directores do IIA, INCA e GEPE e o Chefe do Gabinete do Ministro.